Projeto
Tipo
Data
Nov 2021
Desafio
Em 2022, as pesquisas apontavam que 40% dos estudantes, crianças e jovens, pretendiam abandonar os estudos. Diante dessa situação tão alarmante, a linha Crer Para Ver ganhou uma direção clara:
“Incentivar a conversa, para mobilizar as pessoas e mostrar a importância da educação.”
Nesse momento de retomada, era necessário fazer com que as pessoas fossem informadas corretamente sobre os impactos da pandemia na educação, então, nosso objetivo precisava abranger as diferentes realidades e contextos para que as redes de apoio se mobilizassem a não deixar as crianças de fora da escola.
A pandemia impactou negativamente a educação – para além da evasão escolar – a transição para o ensino remoto destacou a desigualdade de acesso à educação, produziu um quadro de insegurança alimentar, afetou a saúde mental dos estudantes e criou um cenário de dificuldade para a motivação e o engajamento dos alunos, especialmente sem a interação pessoal com professores e colegas de classe.
Por isso, precisávamos mostrar que incentivar uma criança a voltar às aulas era fazer parte da construção de um futuro com oportunidades e acesso à igualdade.
Nossa solução
Para combater os números apontados nas pesquisas, co-criamos uma campanha em esfera nacional que incentivou a retomada da educação, com a ajuda das Consultoras de Beleza Natura, uma grande rede mobilizadora de afeto, para reverberar a bandeira da educação e auxiliar na volta segura das crianças e jovens para as aulas presenciais.
Para fazer parte da conversa sobre a escola como lugar de segurança social, aprendizagem e segurança alimentar, levamos a mensagem para o maior número de pessoas, com estratégias que incluíam um mix enxuto de canais e chamando a atenção das pessoas para apoiarem essa causa.
Para o conceito ganhar corpo e a mensagem ganhar vida, definimos a escola como lugar de afeto que precisava voltar a acontecer ao vivo, com toda a segurança e protocolos para a saúde. Por isso, junto com o Crer Para Ver levantamos a bandeira:
“Mais do que um Volta às Aulas, é um Volta à Escola.”
Assim, entendemos que quando estimulamos uma criança ou jovem a voltar para escola, estamos diminuindo a desigualdade e criando futuros.
Além disso, bolamos um mutirão de mensageria, criamos uma estratégia de mídia paga, criamos uma landing page que se tornou a central de comunicação com o público, um lugar onde as pessoas poderiam se informar, buscar recursos para participar da conversa e reverberar os pontos importantes que estavam em pauta.
Resultados
60 milhões de pessoas impactadas
+ de 700 mil jogos distribuídos
165 mil apoiadores para a causa
+ de 100 peças de ativação da campanha
70 lojas próprias da Natura participantes da campanha pela primeira vez